Logo O POVO+
Doenças para além dos olhos podem levar à cegueira
Ciência e Saúde

Doenças para além dos olhos podem levar à cegueira

Muitas doenças oculares têm origem em outras patologias que, silenciosas e negligenciadas, podem levar à cegueira. O olho pode falar muito sobre todo o organismo
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

Foram 42 anos à luz. Trabalho, família, rotina. Um dia, Francisco Targino da Silva chegou em casa, jantou, assistiu o jornal e dormiu. Uma hora depois acordou com calafrio e dor de cabeça. Naquele momento, a escuridão tomou conta da vista. Um tumor lhe causou a cegueira e poderia ter feito muito mais. O problema de visão, no caso de Targino, não pôde ser evitado, foi súbito. Mas, para milhares de outros pacientes, o cenário é bem mais otimista. Exige, porém, controle e cuidado de doenças já conhecidas e muitas vezes negligenciadas.

[SAIBAMAIS] 

Diabetes, hipertensão arterial, lúpus, artrite, aids, câncer, fumo, álcool, vermes, hormônios, tumores, problemas neurológicos, doenças infecciosas… fatores de risco e doenças que podem afetar diretamente os olhos. “Tem gente que pensa que, quando o corpo estava todo pronto, vieram e colocaram os olhos, um de um lado e outro do outro. Não. Não é só a parte ótica, os olhos estão envolvidos com todo o metabolismo do organismo”, afirma o oftalmologista Arruda Filho.


Segundo ele, a cegueira é definida a partir de dois parâmetros: acuidade visual (característica de o olho reconhecer dois pontos muitos próximos) abaixo de 0,3 décimos na escala optométrica; e campo visual (mede a amplitude lateral da visão) menor do que cinco graus em cada olho. “O olho é o único local do organismo que você pode ver, ao vivo, a microvasculatura, as arteríolas e as vênulas, vasos sanguíneos de dimensões bem pequenas. O que a gente vê no oftalmoscópio reflete como estão os vasos sanguíneos do organismo”, complementa o especialista.


Targino foi vítima de uma doença aguda. O tumor cerebral, benigno, comprimiu o nervo óptico e o atrofiou, diminuindo de forma considerável as chances de ele voltar a enxergar. “Eu nunca tinha ido a um oftalmologista na vida. Hoje sinto apenas o reflexo quando acendem ou apagam a luz. Passei por tanta coisa que a perda de visão não me abateu tanto. O médico disse que eu podia ter morrido, ficado surdo, louco e até paraplégico”, contou o homem que sorri enquanto conversa e conta sobre os piores dias da vida.


Prevenção

A cegueira adquirida ao longo da vida tem como causas principais doenças já naturais à visão. A maioria também negligenciada ou descoberta em estágio avançado. Miopia, glaucoma, catarata, degeneração macular, e descolamento de retina. Traumas e doenças congênitas ajudam a compor a lista de patologias. De acordo com o presidente da Sociedade Cearense de Oftalmologia, Abrahão Lucena, a catarata é a principal causa de cegueira curável, reversível. Já o glaucoma é apontado pelo médico como a principal causa de cegueira irreversível.

 

“(A catarata) atinge principalmente a população acima de 60 anos, tendo tratamentos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). O glaucoma acomete cerca de 900 mil brasileiros, atingindo geralmente a população acima de 45 anos. O início costuma ser silencioso, podendo haver perda da visão lateral. A cegueira é um estágio final da doença”, alerta o médico. Este Ciência & Saúde mostra como as doenças atingem a visão, contará histórias de quem foi vítima da imprudência com o próprio corpo e deixará o alerta: é preciso e possível prevenir.

 

O que você achou desse conteúdo?